Qual a vantagem do Catamarã?

Mais espaço, mais estabilidade, maior conforto, maior velocidade e baixo calado. Essa é uma discussão que vai longe. Aqui enumeraremos algumas vantagens dos catamarãs, sem desmerecer os veleiros monocascos.


Mais Espaço

Graças às características do catamarã, a estrutura permite um melhor aproveitamento do espaço em relação aos barcos monocasco do mesmo tamanho. É como ter dois barcos conectados formando um só. O catamarã Amélia tem espaços externos enormes, uma grande área nos decks de proa e deck central, onde as manobras de navegação são executadas ou simplesmente os passageiros podem relaxar no deck.



Catamarã tem Baixo Calado


Calado é a medida da parte submersa do navio, é a distância da lâmina d’água até a quilha da embarcação. Um catamarã não tem o bulbo, a parte da quilha dos veleiros monocascos que se parece com um torpedo, portanto o catamarã precisa de menos lâmina-d`água abaixo da quilha, permitindo com que possa se aproximar mais da praia ou navegar em áreas de baixa profundidade, como estuários e baías.


Catamaran Amelia ancorado na Ilha Grande- RJ, baixo calado

Maior estabilidade


O Catamarã não aderna, portanto, as viagens mais longas ficam mais confortáveis, diminuindo ou anulando a sensação de enjoo. O Catamarã Amélia tem dois mastros curtos (10 m), não aderna mesmo em mar grosso com vento forte.


Maior velocidade

Normalmente um veleiro catamarã tem uma maior velocidade de casco do que um monocasco do mesmo tamanho, salvo se o monocasco for veleiro de regata e competição. O catamarã é um veleiro oceânico e não uma embarcação de desempenho de velocidade.


Maior conforto

Como dito acima, o catamarã não aderna e a velejada é muito confortável, o barco navega reto sem inclinar, isso é uma grande vantagem em viagens mais logas. Quando o barco está parado na poita ou na âncora não sofre balanços quando outras embarcações passam próximo. No caso de um monocasco esse é um dos maiores desconfortos, balança muito quando uma lancha ou jet sky passa perto.


O que é Catamarã?

Catamarã (do tâmil kattumaram: kattu, "ligadura" + maram, "pau") é uma embarcação com dois cascos (vulgarmente chamados "bananas"), com propulsão a vela ou motor. Os catamarãs se destacam por sua estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco. Quem nunca fez um passeio de catamarã irá se surpreender, pois, esta embarcação não aderna, isto é, não se inclina durante a navegação, característica de um veleiro monocasco.


Qual a origem do Catamarã?


O Catamarã foi inventado pelos austronésios, um grupo de pessoas na Oceania e no Sudeste Asiático que falam, ou seus antepassados ​​falam, uma das línguas austronésias. Os austronésios incluem os nativos taiwaneses, a maioria dos grupos étnicos em Timor-Leste, Indonésia, Malásia, Filipinas, Madagascar, Nova Zelândia, Micronésia, Melanésia, e Polinésia. Essas pessoas usaram o catamarã para expandir e explorar os territórios do Oceano Pacífico e Indico.

Travessia de Catamaran


As travessias do Catamarã Amélia são aventuras incríveis, venha ter essa experiência!

Entre em contato e saiba da agenda:









49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo