Wilson no Catamaran Amelia

Wilson José Silva

Como aficcionado por construção Naval tive a grata satisfação de poder participar da construção do Catamaran Amélia, o primeiro Tiki 38 construído no Brasil e pude constatar todos os cuidados e esmero com que o Comandante Giovani conduziu a realização do mesmo. Nenhuma concessão foi feita para tornar o barco mais seguro em navegações oceânicas. Depois de pronto, navegar no Amélia foi uma delícia! Barco veloz e confortável, velejada maravilhosa, com muito espaço a bordo e privacidade, contando com banheiro privativo, para não melindrar as esposas e namoradas daqueles que venham a vivenciar as aventuras a bordo. Vida longa ao Catamaran Amélia e ao comandante Giovani.

Mirna no timão do Catamaran Amelia_edited.jpg

Mirna

Ia fazer 56 anos, estavamos no meio de uma pandemia, sem a oportunidade de reunir meus amigos, então resolvi me aventurar em uma experiência nunca vivida.
Eu vi alguns stories do Catamaram Amélia, então fiz a reserva.
Embarquei na Urca rumo a Paraty,  aventura única e inesquecível, acho que todo mundo deveria viver essa experiência.

sandro.jpg

Sandro

Conheci o veleiro Amélia durante a sua construção. A cada visita durante o período de construção fortalecia a vontade de ver aquela obra de arte pronta. Presenciei todo o empenho do Comandante Giovani na construção, teve momentos que pensei que ele iria pirar, pois, somente maluco iria assumir aquele desafio.
Passado a fase de construção veio o momento de ver Amélia na água onde ela foi projetada para viver.
Agradeço a oportunidade de fazer algumas travessias com este espetacular veleiro.
Travessias curtas , de Porto Belo a Itajai , de Porto Belo a floripa e a inesquecível que foi de Itajaí a Parati  com os amigos Comandante Giovane , Pedrão, Abreu .
Daqui a 50 anos vou lembrar das coisas que realizei e sem dúvida alguma Amélia vai fazer parte dela.
Bons Ventos 💨💨⛵⛵

claudia e ashton.jpg

Claudia e Ashton

A nossa experiência no catamarã Amelia foi como acordar em um sonho. Iniciando pelo belo amanhecer na Urca, no Rio  de Janeiro ,com o sol iluminando o Corcovado. Ao longe era possível ver  a Pedra da Gávia e  no fundo da Baia de Guanabara a Serra dos Órgãos. O nosso destino foi Parati, com uma escala no Abraão e na Lagoa Azul, na Ilha Grande. Rota que nos proporcionou belas paisagens e uma experiencia inesquecível.

Já havíamos vistos muitos vídeos da construção do Amélia na internet, o que, de certo, gerou ainda mais curiosidade e expectativas sobre o barco e a travessia.
O Amelia é uma bela construção e proporciona muito conforto e segurança. O espaço amplo no casario, nos decks central e de proa, aliado ao fato do catamarã não adernar dá a sensação de estarmos em uma grande área de lazer, em uma linda paisagem que se renova conforme a travessia  avança. O espaço e a estabilidade proporcionam para  as crianças e as pessoas um pouco mais avessas ao mar,  conforto e segurança.

Dormimos em um camarote de casal muito confortável de pé direito alto, cama ampla e  vigias com cortinas. Pelas vigias podemos ver o mar e a praia quando pernoitamos na Praia da Júlia na Vila do Abrão. 

 O Amélia é um barco,  de construção amadora primorosa pela  genialidade das soluções simples bem executadas. O sistema de velas com dois mastros, as velas sem retrancas e poucas ferragens são pontos que chamam atenção de quem já teve outras experiencias em veleiros. Em muitos momentos nos pegávamos observando os detalhes dos mastros em madeira, do estaiamento preso aos cascos com cabos, dos lemes fixados com dobradiças de cabos ou do alçapão no deck que nos permite com um simples balde preso a um cabo, pegar água do mar, para um refrescante banho enquanto estamos velejando.

No Amelia todos os detalhes são cuidadosamente tratados pelo Comandante Giovani, que ao embarcarmos nos passou as orientações de segurança, convivência e de como usar o banheiro, economizando água, inclusive para o banho, uma experiencia muito bacana. Durante a travessia foi o Giovani que preparou as refeições tudo com muito capricho e saboroso. Conhecer e conviver com o Giovani pessoalmente para nos foi uma honra. O Cara construiu o catamarã Amélia!
Claudia Leão e Ashton Vital Brazil.

Entre em contato

Obrigado!

catamaran amelia seleção fotos drone leve (15).jpg